VOLTAR
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
 
As características profissionais de um Técnico em Meio Ambiente, do Eixo Tecnológico de Ambiente, Saúde e Segurança, ser comprometido com o desenvolvimento social, ambiental e econômico, respeitar os valores éticos, morais, culturais, sociais e ecológicos e ter as competências profissionais que o qualifiquem a:
1.Implementar projetos de interesse público de educação ambiental, de esclarecimento de prevenção à poluição e de práticas ambientalmente corretas.
2.Integrar departamentos de gestão ambiental das administrações públicas e privadas.
3.Conhecer, interpretar e aplicar os instrumentos institucionais municipais que se relacionam com as políticas ambientais dos municípios.
4.Relacionar-se tecnicamente com órgãos e entidades ambientais.
5.Integrar Conselhos de Meio Ambiente.
6.Atuar na elaboração e execução de projetos e programas ambientais, em âmbito público ou privado.
7.Atuar em equipes de planejamento urbano definindo zoneamento de áreas industriais, técnicas de setorização e orientação de atividades.
8.Coordenar equipes de trabalho e programas de ações técnicas voltados à gestão ambiental.
9.Atuar na implementação e acompanhamento de sistemas de planejamento e gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14001).
10.Auxiliar na realização de processos de auditoria ambiental.
11.Colaborar na realização de estudos, pareceres técnicos e relatórios de impacto ambiental.
12.Identificar e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais.
13.Identificar os tipos de contaminantes e poluentes e seus efeitos sobre o ambiente, indicando e aplicando medidas de prevenção, mitigação e controle.
14.Monitorar fontes de poluição e avaliar os resultados dos sistemas de controle ambiental.
15.Identificar os processos de intervenção antrópica sobre o meio ambiente e as características das atividades geradoras de resíduos.
16.Avaliar os impactos causados por resíduos sólidos, atmosféricos e águas residuais, identificando as consequências sobre o ambiente, propondo estratégias de gerenciamento, redução, reciclagem, tratamento e disposição final adequada.
17.Auxiliar na elaboração, acompanhamento e avaliação de estudos de impacto ambiental e processos de licenciamento e perícias ambientais.
18.Identificar os processos de degradação e aplicar técnicas de recuperação em áreas degradadas.
19.Avaliar Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
20.Interpretar e aplicar a legislação ambiental vigente no âmbito municipal, estadual e nacional.
21.Identificar características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis que intervêm no ambiente, propondo estratégias de gestão.
22.Atuar em programas de uso racional dos recursos naturais renováveis e não-renováveis.
23.Atuar na gestão de espaços terrestres protegidos por legislação ambiental.
24.Identificar as potencialidades e limitações dos recursos hídricos e dos solos, objetivando o uso racional e sustentável destes recursos.
25.Fiscalizar as atividades de uso e ocupação do solo e da água.
26.Utilizar sistemas informatizados de gestão ambiental.
27.Empregar os sistemas de coordenadas, projeções cartográficas e os sistemas de posicionamento global por satélite em estudos ambientais.
28.Utilizar cartas, mapas e imagens orbitais em estudos ambientais.
29.Atuar na orientação dos princípios básicos que regem a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.
REQUISITOS DE ACESSO
 
Os candidatos a matrícula no Técnico em Meio Ambiente, devem ter concluído ou estar cursando o 3º do  Ensino Médio. Ter idade mínima de 17 anos
No ato da matrícula os candidatos devem apresentar os documentos a seguir, que são arquivados no respectivo prontuário individual:
Documentos necessários:
*Cópia do Comprovante de residência
*Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio
*Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Similar
*Atestado de matrícula, para os alunos que estão cursando o Ensino Médio
*Cópia da certidão de nascimento ou casamento
*Cópia do CPF
*Cópia da Cédula de Identidade
*Cópia do Título de Eleitor
*02 fotos 3x4
 
A Direção da Escola estabelecerá as datas para a realização de matrículas e início do curso, independentemente do ano civil, respeitado o cumprimento da carga horária total do curso.
O número de alunos matriculados em cada turma depende da dimensão da sala de aula, de acordo com a legislação vigente.
OBJETIVOS DO CURSO
 
Formar profissionais habilitados e capazes de elaborar projetos visando o controle, redução e prevenção da poluição ambiental e seus impactos, o manejo e a disposição de resíduos sólidos, e a recuperação de áreas degradadas, da integridade ambiental e da biodiversidade local.
 
Mercado de trabalho
O Técnico em Meio Ambiente poderá atuar como profissional autônomo ou compondo equipes multidisciplinares na área ambiental. Poderá elaborar e auxiliar na implantação de projetos nas esferas públicas, privadas e do terceiro setor, atuando em ambientes naturais ou antropizados, envolvendo as áreas da educação e gestão ambiental, assistência técnica a empresas no aprimoramento de recursos tecnológicos, visando aperfeiçoar o uso dos recursos (p.ex., energia, matérias-primas, técnico) e na seleção de técnicas adequadas para execução das atividades.
JUSTIFICATIVA
 
Atualmente o mercado demanda novas diretrizes quanto à produção, seja na prestação de serviços ou na fabricação de produtos, em destaque para questões relacionadas à: i) conservação da integridade ambiental; ii) o uso sustentável dos recursos naturais e do solo; iii) a conservação da biodiversidade (i.e., fauna e flora) e de serviços ecossistêmicos relacionados; iv) e o controle, manejo e disposição de resíduos sólidos, efluentes e emissões gasosas. Estas demandas por sua vez, exigem das empresas (públicas, privadas e do terceiro setor) a elaboração de iniciativas e ações que contemplem em seu processo produtivo essas questões, fazendo necessária à contratação de profissionais habilitados e qualificados.
A realidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde se localiza o Instituto Montessori de Educação e Qualificação, se encaixa no contexto descrito acima. A RMC é composta por 20 municípios e representa o terceiro centro industrial do país, sendo responsável por 7,81% do PIB do Estado de São Paulo (AGEMCAMP, 2014). Apresenta grande parte de seu território tomado por áreas urbanizadas conectadas por uma extensa malha rodoviária (Matias et al., 2012), que liga toda a região e outros centros urbanos em seu entorno. Concentra ainda grande quantidade de indústrias do ramo têxtil (p.ex., Região do Polo Têxtil) e de produtos químicas (p.ex., Refinaria de Paulínia - REPLAN), além da produção agrícola (p.ex., cana-de-açúcar e frutas cítricas) e outros setores de produção industrial (Campinas, 2014).
A RMC apresenta diversos setores que oferecem a possibilidade de atuação para profissionais diferenciados como o Técnico em Meio Ambiente. No entanto, a região ainda carece da difusão das práticas ambientais e projetos que visem à gestão correta de recursos ambientais e da biodiversidade. A inclusão das práticas ambientais no processo produtivo das empresas se apresenta como uma nova moeda de mercado, oferecendo visibilidade e agregando valor a produtos e serviços. Contudo, o profissional selecionado para a execução dessas atividades deve estar qualificado e ser capaz de criar e conduzir projetos e ações que perdurem e deem resultados. Portanto, os novos currículos dos cursos de nível técnico devem preparar profissionais que atendam a estas expectativas.
O curso de Habilitação Profissional de Técnico em Meio Ambiente, ora proposto pelo Instituto Montessori, pretende adotar uma organização curricular que possa proporcionar aos alunos conhecimentos técnicos, teóricos e prático, abrangendo os diversos segmentos do mercado de trabalho relacionando-os à área ambiental. Conhecimentos básicos e mais aprofundados sobre as características do meio ambiente e de ecologia tem por objetivo fornecer subsídios para que os alunos possam analisar as necessidades imediatas de situações tanto mais estáveis quanto críticas, e criar meios de contenção, correção e prevenção de impactos ambientais. O homem não pode ser excluído das interações ambientais e ecológicas, uma vez que suas atividades (i.e., uso e ocupação do solo) modificam drasticamente a paisagem e as relações naturais. Portanto, será utilizada uma abordagem que envolve a relação homem x natureza se desenvolvendo ao longo do processo histórico das atividades humanas. Para maior permeabilidade do conhecimento acerca dessas relações, devem ser incorporadas ainda contribuições por parte da educação ambiental, medida que ajudará a garantir a solidificação do conhecimento e das práticas associadas tanto para o profissional quanto para os colaboradores. O estudo dessas transformações, principalmente do ponto de vista social e o biológico, verificando em que medida todas as relações estabelecidas garantem a sustentabilidade dos ambientes em cada ecossistema, é a base para a formação do Técnico em Meio Ambiente.
 
MEIO AMBIENTE: Um técnico em Meio Ambiente, estará capacitado para desenvolver atividades como, identificar, caracterizar e correlacionar os sistemas e ecossistemas, os elementos que os compõem e suas respectivas funções, parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar), aplicar princípios e utilizar tecnologias de prevenção e correção da poluição.
Técnico em Meio Ambiente
Novo Ensino Médio
CERTIFICADO
LISTA DE MATERIAIS 2022
Secretaria
Financeiro
Técnico
Fale conosco via WhatsApp
Instituto Montessori de Educaçao e Qualificação LTDA.
Rua. Luiz Leflock, 48, Bela Vista - Cosmópolis/SP - Cep. 13.150-146 (19) 3812-4703 / (19) 3882-2557