PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS CONCLUINTES DO CURSO:
 
Ao concluir o I, II e III Módulos, é conferido ao aluno o título de Técnico em Eletrotécnica – Eixo Controle e Processos Industriais, alcançando as seguintes competências gerais:
 
•coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativas e de pessoas;
•aplicar normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e técnicas de controle de qualidade no processo industrial;
•elaborar projetos, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos;
•desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas;
•coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização do uso de fontes alternativas.
 
Além das competências referidas, o Técnico em Eletrotécnica deverá também:
•conhecer projetos de baixa tensão residencial, industrial e predial;
•interpretar as normas, legislações e padrões;
•conhecer a aplicação e desenvolvimento de programas de conservação de energia;
•interpretar gráficos, diagramas, esquemas e testes de ensaio;
•conhecer a utilização das máquinas elétricas em geral;
•conhecer e avaliar princípios de luminotécnica;
•conhecer princípios da eletrônica digital, analógica e industrial de potência;
•conhecer e avaliar os princípios de automação em processos industriais;
•conhecer o dimensionamento dos dispositivos de proteção em geral.
 
Atribuições/ Responsabilidades:
•especificar materiais elétricos, dispositivos de proteção e equipamentos em geral;
•coordenar equipes de trabalho para execução de tarefas;
•dimensionar circuitos e os seus dispositivos de proteção;
•aplicar dispositivos eletrônicos nos equipamentos industriais;
•interpretar projetos elétricos, normas, legislação, considerando as normas de higiene e segurança do trabalho;
•desenvolver sistemas de controle e automação;
•identificar os meios de geração e os modos de transmissão e distribuição de energia elétrica;
•aplicar e especificar os princípios dos transformadores e máquinas rotativas.
OBJETIVOS DO CURSO
 
Capacitar o Técnico em Eletrotécnica para executar tarefas relativas ao planejamento, avaliação e controle de projetos de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções, outros documentos específicos e utilizando-se de instrumentos apropriados, para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento dos mencionados equipamentos.
Adicionalmente, pretende-se:
 
•Capacitar para utilizar técnicas de controle e correção sobre produtos, instalação e processos da área elétrica, para alcançar os níveis de qualidade e confiabilidade exigidos pelo mercado;
•Instrumentalizar para aplicar os princípios da eletrônica analógica, digital e de potência;
•Subsidiar para elaborar e executar projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais;
•Possibilitar aos alunos da educação profissional, ainda durante seu processo de formação, a vivência de situações que se concretizam, na perspectiva dos futuros empregadores;
•Valorizar, na educação profissional, componentes curriculares relacionados ao desenvolvimento de competências comportamentais;
•Promover a adequação do perfil dos alunos às práticas de recrutamento, conforme as necessidades do mercado;
•Utilizar metodologia que propicie o desenvolvimento de capacidade para o inusitado, comunicar idéias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e representar as regras de convivência democrática;
•Desenvolver a educação profissional integrada às diferentes formas de educação ao trabalho, à ciência e â tecnologia e conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para vida produtiva;
•Possibilitar o atendimento das necessidades dos trabalhadores na construção de seus itinerários individuais que conduzem a níveis mais elevados de competências profissionais;
•Desenvolver as competências profissionais do técnico, através de ação conjunta dos profissionais do mundo do trabalho e profissionais da educação;
•Possibilitar a avaliação, reconhecimento e certificação de conhecimento adquiridos na educação profissional, inclusive no trabalho para fins de prosseguimento e conclusão de estudos.
REQUISITOS DE ACESSO
 
O ingresso a este curso Técnico em Eletrotécnica – Eixo Controle e Processos Industriais se dará aos alunos que estejam cursando o Ensino Médio, aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio ou Ensino Superior e oriundos de outros países que comprovarem equivalência de estudos, portanto será oferecido na forma concomitante aos matriculados no Ensino Médio ou de forma subseqüente aos egressos do Ensino Médio
JUSTIFICATIVA
 
A introdução de novas tecnologias e de novas formas de organização no processo de produção industrial tem introduzido desafios ainda maiores na reflexão sobre as relações entre educação e trabalho.
As empresas têm procurado responder aos desafios do mercado, substituindo e atualizando seus métodos de trabalho, para se beneficiarem do aumento de produtividade, melhoria de qualidade e conseqüente redução de custos, além do atendimento às novas demandas de consumo.
Pode-se dizer que o técnico em Eletrotécnica tem atuação em grandes empresas federais ou estaduais, como distribuidoras de energia elétrica, redes de televisão, estações de rádio, jornais, bancos, empresas de informática e telecomunicações, sem falar de milhões de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias espalhadas pelo Brasil que precisam de cuidados ou reformas em suas instalações elétricas, aparelhos elétricos, eletrodomésticos ou eletrônicos. Com a privatização das empresas de energia elétrica e de telefonia, a oferta de emprego para os técnicos em Eletrotécnica é promissora.
Com a aplicação da microeletrônica, os equipamentos tornam-se flexíveis e como o comando encontra-se externo à máquina, ou seja, no “software”, ela pode ser programada para diversas finalidades o que oportuniza atender à crescente diversificação do mercado. Essa flexibilidade funcional altera o perfil de qualificação da força de trabalho. As exigências para a contratação de pessoal neste setor envolve maior escolaridade e conhecimentos associados a novas tecnologias. São requeridas também à atenção, a responsabilidade, iniciativa e experiência profissional.
Em função desse panorama e considerando a crescente demanda por técnicos com formação adequada para atuarem no acionamento e controle de máquinas elétricas, sistemas convencionais de distribuição, controle de potência e dispositivos em geral da área, o Instituto Montessori de Educação e Qualificação se destina a proporcionar o curso de Técnico em Eletrotécnica que qualifica os trabalhadores para o exercício da profissão, tendo entre os objetivos a promoção da construção de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes que atendam às demandas do setor produtivo e das relações sociais.
Com a falta de mão de obra especializada para atender a atual demanda do mercado de trabalho, constatamos a necessidade da oferta do curso de Eletrotécnica em função de toda a nossa região (Campinas) ser um pólo industrial e comercial expressivo, necessitado de um profissional desta área.
Após debate dentro da própria escola e com a comunidade local e regional, onde foram realizadas pesquisas a fim de garantir o êxito do referido curso. Também verificou-se, que há inexistência de curso similar e levando em consideração o interesse, a necessidade e a existência de oportunidades de trabalho na região, buscamos o objetivo de promover o espírito empreendedor do egresso ao curso.
Ano após ano, inúmeros alunos que ainda cursam e os concluintes do ensino médio que gostariam de dar seqüência aos estudos, mas, ficam impossibilitados de ingressar no ensino superior por não terem condições socioeconômicas, e, assim, a exclusão social vai se perpetuando.
A preocupação maior ao instalar este curso técnico é com a emancipação do educando, para garantir sua formação integral, estimulando suas iniciativas próprias, sua criatividade, sua autonomia, sua empregabilidade.
Foi de fundamental importância o envolvimento do coordenador, professores, alunos da nossa Escola e de algumas outras Escolas do nosso Município, dando suporte no sentido de se
definir qual curso seria de vital importância e de real necessidade para a comunidade e também para a região.
A proposta tem por objetivo final a autonomia moral e intelectual dos jovens, com ênfase no desenvolvimento das estruturas de inteligência que permitirá o aprendizado contínuo, como requer o perfil do mercado de trabalho marcado por profundas mudanças tecno-científicas.
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ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL: Estuda os variados campos e segmentos da eletricidade. Todos os sistemas elétricos são compostos de sistemas de acionamentos, alimentação elétrica, hidráulica, sistemas de proteção, sinalização, alarmes, subestações, distribuição de energia elétrica, instalações, elementos finais e periféricos, tais como, sensores de diversas origens e meios de comunicação.
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