JUSTIFICATIVA
A introdução de novas tecnologias e de novas formas de organização no processo de produção industrial tem introduzido desafios ainda maiores na reflexão sobre as relações entre educação e trabalho.
As empresas têm procurado responder aos desafios do mercado, substituindo e atualizando seus métodos de trabalho, para se beneficiarem do aumento de produtividade, melhoria de qualidade e conseqüente redução de custos, além do atendimento às novas demandas de consumo.
Pode-se dizer que o técnico em Eletrotécnica tem atuação em grandes empresas federais ou estaduais, como distribuidoras de energia elétrica, redes de televisão, estações de rádio, jornais, bancos, empresas de informática e telecomunicações, sem falar de milhões de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias espalhadas pelo Brasil que precisam de cuidados ou reformas em suas instalações elétricas, aparelhos elétricos, eletrodomésticos ou eletrônicos. Com a privatização das empresas de energia elétrica e de telefonia, a oferta de emprego para os técnicos em Eletrotécnica é promissora.
Com a aplicação da microeletrônica, os equipamentos tornam-se flexíveis e como o comando encontra-se externo à máquina, ou seja, no “software”, ela pode ser programada para diversas finalidades o que oportuniza atender à crescente diversificação do mercado. Essa flexibilidade funcional altera o perfil de qualificação da força de trabalho. As exigências para a contratação de pessoal neste setor envolve maior escolaridade e conhecimentos associados a novas tecnologias. São requeridas também à atenção, a responsabilidade, iniciativa e experiência profissional.
Em função desse panorama e considerando a crescente demanda por técnicos com formação adequada para atuarem no acionamento e controle de máquinas elétricas, sistemas convencionais de distribuição, controle de potência e dispositivos em geral da área, o Instituto Montessori de Educação e Qualificação se destina a proporcionar o curso de Técnico em Eletrotécnica que qualifica os trabalhadores para o exercício da profissão, tendo entre os objetivos a promoção da construção de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes que atendam às demandas do setor produtivo e das relações sociais.
Com a falta de mão de obra especializada para atender a atual demanda do mercado de trabalho, constatamos a necessidade da oferta do curso de Eletrotécnica em função de toda a nossa região (Campinas) ser um pólo industrial e comercial expressivo, necessitado de um profissional desta área.
Após debate dentro da própria escola e com a comunidade local e regional, onde foram realizadas pesquisas a fim de garantir o êxito do referido curso. Também verificou-se, que há inexistência de curso similar e levando em consideração o interesse, a necessidade e a existência de oportunidades de trabalho na região, buscamos o objetivo de promover o espírito empreendedor do egresso ao curso.
Ano após ano, inúmeros alunos que ainda cursam e os concluintes do ensino médio que gostariam de dar seqüência aos estudos, mas, ficam impossibilitados de ingressar no ensino superior por não terem condições socioeconômicas, e, assim, a exclusão social vai se perpetuando.
A preocupação maior ao instalar este curso técnico é com a emancipação do educando, para garantir sua formação integral, estimulando suas iniciativas próprias, sua criatividade, sua autonomia, sua empregabilidade.
Foi de fundamental importância o envolvimento do coordenador, professores, alunos da nossa Escola e de algumas outras Escolas do nosso Município, dando suporte no sentido de se
definir qual curso seria de vital importância e de real necessidade para a comunidade e também para a região.
A proposta tem por objetivo final a autonomia moral e intelectual dos jovens, com ênfase no desenvolvimento das estruturas de inteligência que permitirá o aprendizado contínuo, como requer o perfil do mercado de trabalho marcado por profundas mudanças tecno-científicas.