JUSTIFICATIVA
A palavra MECATRÔNICA é a área do conhecimento relacionada com tecnologias fundamentadas em elementos eletrônicos, elementos mecânicos, processos produtivos de transformação contínua e discreta, e sistemas computadorizados. Consiste na integração multidisciplinar de conhecimentos tradicionalmente relacionados com a mecânica, eletrônica, computação e processos de manufatura.
Atualmente, as tecnologias fundamentalizadas em processos mecatrônicos está presente nas mais variadas áreas do conhecimento e constituem um instrumento básico de qualquer processo produtivo que busque a automação com eficiência e qualidade.
As novas tecnologias estão surgindo a cada instante e com uma velocidade muito alta. Isto é o resultado de investimentos em áreas de pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos, materiais, processos e na capacitação de mão de obra especializada, mas principalmente da capacidade empreendedora das pessoas. O impacto deste desenvolvimento na sociedade, principalmente na área educacional e empresarial, também é muito grande. Duas destas conseqüências são a mudança do perfil dos profissionais que estão no mercado de trabalho, e a mudança para a sua capacitação.
Antigamente os funcionários iniciavam e encerravam suas carreiras profissionais na mesma função, e não raro, exercendo a mesma atividade, voltada para procedimentos repetitivos, com alto consumo de mão de obra de baixa ou média qualificação. Com a automação e robotização, estas atividades são substituídas por máquinas. Nas fábricas mais modernas, o número de funcionários é mínimo, cabendo às máquinas realizarem todas as atividades do processo de fabricação, inclusive a manutenção e a auto-produção.
Somos protagonistas de uma grande revolução tecno-científica onde a capacidade criativa de manipulação, a geração de informações e a capacidade empreendedora do profissional é fundamental. A formação específica possibilita o desenvolvimento de um produto, mas a capacidade empreendedora é que materializa uma idéia. A demanda por profissionais, cujo portifólio incorpora esta formação, é altamente disputado pelas empresas. Poder contar com profissionais que possuam a capacidade de observar as necessidades, de imaginar, de conceber, de projetar, de desenvolver e de gerenciar a produção é o objetivo de qualquer empresa.
Com a falta de mão de obra especializada para atender a atual demanda do mercado de trabalho, constatamos a necessidade da oferta do curso de Mecatrônica em função de toda a nossa região (Campinas) ser um pólo industrial e comercial expressivo necessitado de um profissional desta área.
Após debate dentro da própria escola e com a comunidade local e regional, onde foram realizadas pesquisas a fim de garantir o êxito do referido curso. Também verificou-se que há inexistência de curso similar e levando em consideração o interesse, a necessidade e a existência de oportunidades de trabalho na região, buscamos o objetivo de promover o espírito empreendedor do egresso ao curso.
Ano após ano, inúmeros alunos que ainda cursam e os concluintes do ensino médio gostariam de dar seqüência aos estudos, mas ficam impossibilitados de ingressar no ensino superior por não terem condições socioeconômicas, e, assim, a exclusão social vai se perpetuando.
A preocupação maior ao instalar este curso técnico é com a emancipação do educando, para garantir sua formação integral, estimulando suas iniciativas próprias, sua criatividade, sua autonomia, sua empregabilidade.
Foi de fundamental importância o envolvimento do coordenador, professores, alunos da nossa Escola e de algumas outras Escolas do nosso Município, dando suporte no sentido de se definir qual curso seria de vital importância e de real necessidade para a comunidade e também para a região.
A proposta tem por objetivo final a autonomia moral e intelectual dos jovens, com ênfase no desenvolvimento das estruturas de inteligência que permitirá o aprendizado contínuo, como requer o perfil do mercado de trabalho marcado por profundas mudanças tecno-científicas